Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito

domingo, 29 de março de 2009

OLÁ PESSOAL, QUE SAUDADE!!!
A MINHA VIDA ESTA A MIL POR HORA,
PAPAI DODÓI, TCC, ESTÁGIO, PREPARAÇÃO DA FESTA DA FORMATURA, UFA!
MAS SE DEUS QUISER, E EU SEI QUE ELE QUER,
VAI DAR TUDO CERTO NO FINAL.
BEIJU

domingo, 15 de março de 2009

Atendendo ao pedido da Marlene, http://www.clubedoprofessor.com.br/feiradeciencias/, nesse endereço tem vários sites de experimentos, minha professora de Metodologia de Ciências que forneceu.
Fonte: Sala de Física,http://br.geocities.com/saladefisica10/, experimentos abaixo.



FOGUETE COM BEXIGA

Pegue um canudo plástico e faça passar por dentro dele um barbante com cerca de 3 m de comprimento. Prenda uma das pontas do barbante na maçaneta da porta, por exemplo. Encha uma bexiga com ar e lacre a ponta para o ar não sair. Prenda a bexiga no canudo plástico com esparadrapo. Solte o lacre. O que aconteceu? Esta experiência permite verificar a terceira lei de Newton ou lei da ação e reação.






LEI DA INÉRCIA


Faça uma pilha com peças de jogo de dama. Com a borda larga de uma faca (largura não superior à largura de cada peça), dê um golpe rápido na peça mais baixa. Esta será expulsa da pilha sem que as demais saiam do lugar. (No lugar da peças de dama você pode usar moedas ou qualquer peças que possibilitem o empilhamento).






A MOEDA CAI NO COPO?

Coloque um cartão de papelão na boca de um copo. Sobre esse papelão coloque uma moeda, bem no meio da boca do copo. Dê uma pancada, lançando um dedo, no cartão, na direção horizontal. Observe que o cartão sai mas a moeda cai dentro do copo. Por que a moeda caiu no copo? De acordo com o princípio da inércia, um corpo tende a se manter em repouso. Assim, quando bate no cartão bruscamente a moeda tende a se manter em repouso e cai dentro do copo.
GRAVIDADE
1-Empilhar vários blocos na borda de uma mesa de modo que formem uma torre inclinada. Use, por exemplo, várias listas telefônicas. Dá para fazer uma torre que parece desafiar a gravidade. Comece com uma pilha vertical. Desloque o bloco mais alto na pilha o mais que puder sem que caia. Depois mova os dois blocos superiores juntos até quase cairem. E assim por diante. Note que quanto maior o número de blocos movidos menor a distância que eles podem ser movidos sem que o conjunto desabe. Com muitos blocos e com certa habilidade a torre inclinada fica impressionante.

2-Tocar os pés com as mãos sem dobrar os joelhos é fácil para quem está em forma. Mas tente fazer isso com o corpo junto a uma parede...

Fonte:http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/mec1.htm, no site tem fotos.




Fonte: Orientações Pedagógicas - Matemática / Ciclo Básico de Alfabetização. Paraná. Livro na íntegra, tem outras atividades: http://www.4shared.com/file/93031361/a35ab73f/livro_de_matematica_do_paran.html

quarta-feira, 11 de março de 2009

MAIS UM, MAIS UM, MAIS, UM

Olha pessoal, ganhei mais um selinho, QUE LINDO!!
Esse eu ganhei do O BAÚ DA RITIIIIINHA.
http://ritiiiiinha.blogspot.com/
Muito obrigada Ritiiinha, seu Baú também é D+.
REGRINHAS:
1-Escolher no mínimo 3 blog's, não há limite máximo (pode ser quantos vc desejar);
2 - A regra é que o blog homenageado deve ser educativo ou relacionado a educação;
3- Os blog's escolhidos devem ser ativos com postagens atuais;
4- Link quem te ofereceu o selinho e deixe o link dos homenageados
Em breve colocarei os escolhidos. Beiju.

quarta-feira, 4 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

FÁBRICA DE BOMBONS DE CHOCOLATE


Pessoal que tal depois da historinha, botar a mão na massa? Peguei essa receita emprestada do blog da Ritiiinha: http://ritiiiiinha.blogspot.com/2009/02/bombons-de-chocolate.html

400g de leite em pó
200g de chocolate em pó doce
2 colheres de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado
1 colher de glucose de milho (usei mel)
chocolate para banhar
Misture todos os ingredientes muito bem, pois a massa deve ficar bem macia e lisa.Depois de pronta, forre o mesa com pelicula aderente. Estenda a massa e abra com rolo, até a espessura desejada. Corte rectângulos (se preferir, corte com cortador de bolacha, ou dê o formato desejado), forre uma forma com filme plástico e coloque os rectângulos sobre a forma. Leve para gelar até firmar. Quando endurecer um pouco, banhe-os no chocolate. Ponha na geladeira até secar a cobertura.
(foi a primeira vez que utilizei a receita, a massa não estava a ficar macia nem lisa, então acresentei um bocadinho de leite. Como as crianças começam a ir embora cedo acabei por não os banhar! No fim ficaram óptimos e lambusámo-nos todos...)