Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito
sábado, 26 de setembro de 2009
Alfabetizadoras do Meu Brasil
O vídeo abaixo: O que acontece quando lemos, foi conteúdo do curso a distância Alfabetização e Letramento da Cognitiva Virtual EAD: http://www.cognitivavirtual.com.br/
terça-feira, 22 de setembro de 2009
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Por que as crianças não obedecem ao não?
Depois de ver esse vídeo, acredito que devemos modificar algumas placas de combinados.
Beiju.
sábado, 1 de agosto de 2009
Reflexão
"Sou capaz de fazer muita coisa,
mas para isso preciso que você
acredite em mim".
Portadores de Necessidades Especiais
O Respeito à Criança
Que pensar então dessa educação bárbara que sacrifica o prensente a um futuro incerto, que cumula a criança de cadeias de toda espácie e começa por torná-la miserável a fim de preparar-lhe, ao longe, não sei que pretensa felicidade de que provavlmente não gozará nunca? Ainda que supusesse essa educação razoável em seu objetivo, como ver sem indignação pobres desgraçados condenados a trabahos contínuos, como forçados, sem ter certeza de que tantos cuidados lhes serão uteis algum dia! A idade da alegria passa em meio aos choros, aos castigos, às ameaças, à escravidão. [...] Amai a infância; favorecei seus jogos, seus prazeres, seu amável instinto. (ROUSSEAU)
Desenvolvimento de Percepção Temporal
- Faça um conta gotas de garrafa PET e conte com as crianças quantas gotas caem num determinado espaço de tempo;
- Marcar na agenda ou calendário as atividades nos respectivos dias;
- Resgate o que aconteceu ontem, faça ligações entre os dias e projete o amanhã;
- Conte e reconte uma história, na cartolina peça para as crianças desenharem na ordem os fatos ocorridos, depois recorte e peça para elas colocarem na ordem;
- Faça relógio de sol no pátio.
Desenvolvimento de Percepção Musical
- Músicas Folclóricas;
- Sons Bucais;
- Sons da Natureza;
- Risadas, Choros;
- Sons de Pássaros;
- Sons de objetos variados;
Lateralidade
- Reproduza, no pátio da escola uma cidade, com sucatas: igreja, mercado, escola, ruas e etc.
- Confeccione também placas de trânsito: direita, esquerda, proibido virar, siga em frente.
- A criança será o motorista e deverá chegar por exemplo na escola respeitando a sinalização.
- Corrida equilibrando um tipo de material ou com a esquerda ou com a direita;
- Com um molho de chave a criança deverá abrir um cadeado com uma das mãos.
Coordenação Motora Fina
- Rasgar papel:
- Colar grãos em cima de linhas de variadas formas, alternando as mãos;
- Use a técnica do pontilhismo com: dedos, lápis, pincéis ou giz;
- Colagem com barbante;
- Desenhe figuras com o dedo na areia.
Coordenação Motora Ampla
- Fazer maquetes em papel;
- Dobraduras gigantes;
- Quebra cabeça gigante, montar no chão;
- Confeccionar o corpo humano em tamanho natural, fazer quebra cabeça e montar;
- Tabuleiro gingante para fazer trilha;
- Fazer roupas de papel;
- Brincar com fitas coloridas: enrolar na cabeça, pular em cima, dobrá-las e soltá-las no ar, correr com elas sem deixar tocar o chão;
- Criar um circuito de bambolês;
- Fazer um circuito usando as garrafas PET como obstáculos;
- Brincar de malabares usando: fitas, laranjas, garrafas plásticas e etc.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
FLIPERAMA
É isso mesmo um Fliperama feito de materiais recicláveis: caixa de papelão, tampinhas de variados produtos. Eu fiquei impressionada com o trabalho desse artista Peter Paiva, ele foi no Mais Você da Ana Maria Braga e podemos conferir tudo que foi feito no programa no link abaixo. Beiju.
http://busca2.globo.com/Busca/maisvoce/?query=peter%20paiva
Assinar:
Postagens (Atom)