Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito

sábado, 27 de dezembro de 2008

BULLYING

O QUE É?

Termo utilizado para definir maus tratos entre alunos nas escolas. O bullying caracteriza-se por atos intencionais e repetidos de intimidação, humilhação, agressividade verbal e física, provocando situações onde existem alunos freqüentemente excluídos, ameaçados, extorquidos, insultados ou apelidados de forma pejorativa. Se essas ações acontecerem repetidamente com a mesma pessoa, podemos considerá-la como vítima de bullying, um problema mundial, encontrado em 100% das escolas primárias ou secundárias, publicas ou privadas, rurais ou urbanas. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a sua ocorrência desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.

Quais as conseqüências do bullying na vida dos alunos?

Os alunos assumem papeis distintos na prática do bullying, dividindo-se entre agressores, vítimas e testemunhas. Os agressores têm grandes chances de tornarem-se adultos com comportamentos anti-sociais e atitudes delinqüentes ou criminosas. Já as vitimas do bullying crescem com sentimentos de baixa auto estima, criando sérios problemas de relacionamento na sua vida adulta. São elas as protagonistas de casos mais extremos, como os suicídios e os de alunos que entraram armados na escola, atirando indiscriminadamente. Alguns alunos, quando testemunham e percebem que o comportamento agressivo não traz nenhuma conseqüência a quem a pratica, podem vir a adotá-lo.

O papel dos educadores.

Quando não há intervenção efetiva contra o bullying, o ambiente escolar tende a tornar-se contaminado por um clima de ansiedade e medo, afetando negativamente todos os estudantes. Como forma de controlar o bullying, é importante que a escola adote medidas que envolvam toda a comunidade escolar, contribuindo positivamente para a formação de uma cultura de não violência. Toda criança e adolescente tem o direito de freqüentar uma escola segura e solidária e o compromisso de todos deve ser o de promover uma educação capaz de gerar cidadãos conscientes, que respeitem a pessoa humana e as suas diferenças.

Retirado do Guia do Professor site: http://www.observatoriodainfancia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário