Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito

domingo, 15 de março de 2009

Atendendo ao pedido da Marlene, http://www.clubedoprofessor.com.br/feiradeciencias/, nesse endereço tem vários sites de experimentos, minha professora de Metodologia de Ciências que forneceu.
Fonte: Sala de Física,http://br.geocities.com/saladefisica10/, experimentos abaixo.



FOGUETE COM BEXIGA

Pegue um canudo plástico e faça passar por dentro dele um barbante com cerca de 3 m de comprimento. Prenda uma das pontas do barbante na maçaneta da porta, por exemplo. Encha uma bexiga com ar e lacre a ponta para o ar não sair. Prenda a bexiga no canudo plástico com esparadrapo. Solte o lacre. O que aconteceu? Esta experiência permite verificar a terceira lei de Newton ou lei da ação e reação.






LEI DA INÉRCIA


Faça uma pilha com peças de jogo de dama. Com a borda larga de uma faca (largura não superior à largura de cada peça), dê um golpe rápido na peça mais baixa. Esta será expulsa da pilha sem que as demais saiam do lugar. (No lugar da peças de dama você pode usar moedas ou qualquer peças que possibilitem o empilhamento).






A MOEDA CAI NO COPO?

Coloque um cartão de papelão na boca de um copo. Sobre esse papelão coloque uma moeda, bem no meio da boca do copo. Dê uma pancada, lançando um dedo, no cartão, na direção horizontal. Observe que o cartão sai mas a moeda cai dentro do copo. Por que a moeda caiu no copo? De acordo com o princípio da inércia, um corpo tende a se manter em repouso. Assim, quando bate no cartão bruscamente a moeda tende a se manter em repouso e cai dentro do copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário