Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades
3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento se os alunos conhecem a música Aquarela, de Toquinho.

Data de publicação: 30/10/2008


Estratégias e recursos da aula
Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo disponível no Portal do Professor:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=932


Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.
Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.
Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.
Usando um scaner é possível digitalizar as ilustrações das duplas. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção e nomeie os arquivos de acordo com essa ordem. Insira as imagens produzidas pelos alunos e a música em uma ferramenta de apresentação digital, como o Power Point, por exemplo, para que a turma possa apreciar o novo “video-clipe” produzido pelo grupo.

Avaliação
Observe se os alunos que ainda não lêem convencionalmente utilizam estratégias de leitura para localizar o trecho da música; questione "como sabem que está escrito", provocando-os a argumentar o que já sabem sobre o sistema de escrita .

Autora Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário