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Romero Brito

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Favela

A favela como um espaço da cidade.
Ao estudar os bolsões de moradia irregular, a classe aprende sobre o espaço, a transformação do visual e as relações sociais e econômicas.
Ana Rita Martins (mailto:ana.martins@abril.com.br;

Diversidade é um conceito presente a todo momento nas discussões sobre os bolsões de moradias irregulares. É necessário explorar também o fato de que elas não são todas iguais. "No Norte e no Nordeste do país, existem comunidades erguidas sobre palafitas por causa de cheias dos rios e de mangues. E podem existir tipos diferentes de casa: de alvenaria e de madeirite, por exemplo", afirma Antonia dos Santos Garcia, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para compreender a realidade da favela por meio do seu espaço, o professor pode usar os procedimentos geográficos de observação, descrição e registro. Se for recorrer a fotografias, é essencial que elas mostrem a disposição das ruas, os tipos de moradia e os bairros que circundam a comunidade. Com base nisso, deve perguntar aos alunos quais elementos percebem após essa observação. As ruas são asfaltadas? Há espaço para a circulação de transporte público? De que materiais são feitas as moradias? E quais elementos estabelecem os limites físicos entre a favela e os bairros?
Para comparar diferentes paisagens, é útil usar também imagens do bairro vizinho e fazer as mesmas perguntas para que eles identifiquem semelhanças e diferenças. A descrição, feita durante um debate com a turma, depois que todos analisarem as fotografias, merece registro em um texto.
A turma precisa perceber se as casas são numeradas, se as ruas têm nome, se a favela é pequena ou grande, próxima ou distante do centro. "É fundamental abordar ainda o modo de vida das pessoas, pois a paisagem também é composta das relações sociais que nela se estabelecem", afirma Roberto Giansanti, geógrafo e autor de livros didáticos.
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/favela-como-espaco-cidade-475205.shtml Toda matéria esta nesse endereço, excelente para usar também na EJA.

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