“Uma escola que não ensina como assistir à televisão é uma escola que não educa”, afirma o pedagogo espanhol Joan Ferrés. Autor de livros como Televisão e Educação, Televisão Subliminar e Vídeo e Educação, ele observa que a tendência no meio escolar é a de adotar atitudes unilaterais diante do fenômeno da televisão.
“Conforme a conhecida dicotomia de Umberto Eco (intelectual italiano, autor de ensaios e romances), seria possível falar de apocalípticos e integrados”, afirma Ferrés. “Talvez na escola o predomínio seja dos primeiros. Segundo esses catastrofistas, a televisão provoca todo tipo de males físicos e psíquicos: problemas de visão, passividade, consumismo, alienação, trivialidade.”
No extremo oposto, nota Ferrés, aparecem as posturas integradas, “segundo as quais a televisão deve ser considerada como uma oportunidade para a democratização do conhecimento e da cultura, para a ampliação dos sentidos, para a po-tenciação da aprendizagem. A televisão representa a cultura da opulência e da diversidade, a cultura da liberdade, das opções múltiplas”. Ferrés lembra que, também segundo Umberto Eco, as atitudes extremistas acabam confluindo, levando a resultados semelhantes. “A atitude mais adequada é a aceitação crítica, o equilíbrio entre o otimismo ingênuo e o catastrofismo estéril, um equilíbrio que assuma a ambivalência do meio, as suas possibilidades e limitações, as suas contradições internas.”
Para o professor Clóvis de Barros Filho, autor do livro Ética na Co-municação, “a televisão é o principal manancial de referenciais cognitivos dos alunos, e muitos professores têm um preconceito tão grande que se tornam incapazes de sequer reconhecer esses mananciais”. Clóvis coordena estudantes de duas universidades de São Paulo que pesquisam a influência de fatores sócio-econômicos na percepção e discussão de temas apresentados pelas telenovelas sobre alunos de 8a série.
O grupo de pesquisadores vai até a sala de aula, em escolas de bairros classe A e E, exibe um trecho da telenovela Torre de Babel e, em seguida, incentiva os alunos a debater o que viram. As discussões costumam ser muito ricas. “A escola deve preparar para os meios de comunicação de massa, e não condená-los. Os alunos vão passar a vida inteira assistindo à TV, e muitas vezes não se gasta um segundo para ensiná-los a ver tanto o Jornal Nacional quanto Os Cavaleiros do Zodíaco, afirma Clóvis.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/indice_anteriores_2008.shtml - Matéria divulgada Dezembro de 98.
PESSOAL, PELO AMOR DE DEUS ESSE TEXTO NÃO É MEU, EU PENSEI QUE O NOME DO AUTOR ESTAVA NO TEXTO. EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO O NOME DO AUTOR, NÃO ESTOU ENCONTRANDO AS EDIÇÕES ANTERIORES NO SITE DA NOVA ESCOLA. VOLTO A REPETIR NÃO É MEU.
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Há 3 anos
Parabéns pelo texto maravilhoso.Tenho muito orgulho de ser sua amiga. bjs
ResponderExcluirte adoro barbaridade!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa.Tudo está muito bacana!
ResponderExcluirAdorei a reportagem, as campanhas, os sites indicados, principalmente, as reflexões que nos mostram que devemos estar sempre refletindo e nos posicionando em todas as questões que dizem respeito ao professor, aluno, escola, comunidade,educação em geral e a vida...
Foi um imenso prazer conhecê-la.
Beijos
Eliane Gomes (RJ/Cabo Frio)
PARABÉNS!
ResponderExcluirestou usando o texto para um trabalho na faculdade!
ANDREA BARBOSA - UNESA NOVA AMÉRICA - RJ
PEDAGOGIA.
Boa tarde!
ResponderExcluirÓtimo texto você realmente está de parabéns, foi bem objetiva e fez um texto rico e interessantíssimo.
Bjs
Parabéns pelo texto nos faz refletir e repensar como educadores e aproveitar o que nossos alunos tem de melhor!
ResponderExcluirUm abraço. Janaina Pimentel (UNESA-REBOUÇAS)
Boa Tarde!
ResponderExcluirEste texto realmente é muito bom!
Bjsss
Vivian (UNESA - Rebouças)
PARABENS! LI O TEXTO BASTANTE RICO, MOSTRA-NOS O QUANTO DEVEMOS NOS POSICIONAR COMO PROFESSOR E QUE DEVEMOS TAMBEM ESTAR ABERTOS A OUTROS MEIOS DE APRENDIZADO SEJA COM NOSSOS ALUNOS OU PÓR MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM O INTUITO EDUCACIONAL.
ResponderExcluirUM ABRAÇO!
MAURICEA DA ESTACIO SA . CAMPUS NITEROI
Realmente este texto é maravilhoso, nós temos que nos posicionar frente ao que está ao nosso redor e não ficar pensando que não cabe falar determinado assunto. aproveitemos o currículo oculto. As oportunidades e dúvidas que surgirem, podem dar um ótimo tema pra aulas e futuras pesquisas!! Bom trabalho a todos nós, educadores!!! Andréa Julia- UNESA Petrópolis
ResponderExcluirOlá! Meu mome é Fabiana sou aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro e tive a oportunidade de conhecer esse trabalho maravilhoso através das aulas de ETIC - Educ. Tecnológica que faço online. Parabéns vc está indo por um otimo caminho agradeço a sua iniciativa.
ResponderExcluirUm abraço e boa sorte nessa jornada.
Boa tarde! Meu nome é Claudia faço Pedagogia pela Estácio em São Gonçalo e gostei muito do seu blog. Um grande abraço.
ResponderExcluirBoa tarde Cláudia, eu também faço Pedagogia pela Estácio EAD Polo Resende/RJ, estou no 2 ° semestre, e você, está em qual período ?
ExcluirAbraços.
Boa noite! Meu nome é Jusimara e faço Pedagogia pela Estácio de Sá em Vila Velha Es, e achei muito enriquecedor o seu blog. Parabéns!
ResponderExcluirBoa noite! Meu nome é Daysiane e faço Pedagogia na Estácio de sá em Belo Horizonte egostei muito do seu blog. Parabéns continue postando coisas legais.
ResponderExcluir