Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

10. Brincando com o dado
Objetivo
Trabalhar as noções de quantidade, numeral, subtração e adição e a habilidade de comparar.
Materiais
• Um dado grande; seis cartelas (cada uma marcando um numeral de 1 a 6).
Desenvolvimento
Participam deste jogo seis alunos, cada um com uma cartela. O professor orienta os alunos para que cada participante lance o dado, tentando obter o número correspondente ao numeral/quantidade de sua cartela. Caso isso não ocorra, o professor deverá intervir,
questionando se a quantidade do dado foi igual ou diferente. Exemplo: se foi menos, se foi mais, quanto falta, quanto temamais etc.
Observação: Os alunos poderão ter material para contagem. Exemplo: fichinhas, tampinhas e outros que servirem para estimular o raciocínio.

11. Palitos de sorvetes
Objetivo
Desenvolver a noção de conservação de quantidade.
Materiais
• Palitos de sorvete; tampinhas de garrafas ou fichinhas de cartolina ou de papel-cartaz.
Desenvolvimento
O professor distribui às crianças palitos e tampinhas (ou fichas), em quantidades diferentes e orienta-as para que agrupem os palitos com igual número de tampinhas ou fichas. Se elas não tiver em noção de conservação de quantidade, agruparão palitos em quantidade diferente ao número de fichas. As crianças poderão utilizar o próprio corpo, formando grupos de acordo com a quantidade de palitos e representando, dessa forma, a idéia da conservação.

12. Saquinhos de areia
Objetivo
Desenvolver a habilidade e as noções de orientação espacial, de leve/pesado, entre outras.
Materiais
• Saquinhos de areia.
Desenvolvimento
Atendendo às orientações do professor, pequenos grupos de crianças (2 ou 3) deverão:
- caminhar ao redor do saquinho; para trás; ao lado direito/esquerdo;
- saltar com um pé ao redor (pé direito, com os dois pés; como um canguru, bem perto do saquinho; como um coelho, bem longe; por cima do saquinho);
- pegar o saquinho, lançá-lo para o alto e pegá-lo de volta;
- pegar um saquinho em cada mão e comparar o peso, identificando o mais leve e o mais pesado.

13. Bambolê
Objetivo
Favorecer o desenvolvimento da habilidade de orientação espacial.
Materiais
• Bambolês (em número correspondente à quantidade de participantes).
Desenvolvimento
O professor coloca os arcos no chão e orienta as crianças a sentarem dentro do bambolê;
- a caminharem por cima do arco;
- a saltarem com um pé bem longe do bambolê; com os dois pés bem perto do bambolê; dentro do bambolê com os dois pés;
- a caminharempor dentro do bambolê.

14. Jogo dos pares
Objetivo
Desenvolver a habilidade de comparar características das peças e de formar pares.
Materiais
• Oito peças dos blocos lógicos (quadrados e triângulos, grandes e pequenos, azuis e vermelhos).
Desenvolvimento
O professor organiza as crianças em grupos de 4 jogadores e pede ao primeiro aluno que examine as 8 peças e forme, com duas peças quaisquer, um par. Os demais jogadores devem descobrir qual foi o critério adotado para formar o primeiro par, a fim de continuarem formando pares que obedeçam à mesma regra.
Exemplificando: o primeiro aluno escolheu seu par – quadrados vermelhos, sendo um grande e um pequeno (esse par só é diferente pela variação de tamanho). Os próximos jogadores devem construir pares que mantenham a mesma regra, ou seja, formas e cores iguais, mas tamanhos diferentes. Se o segundo e o terceiro jogadores seguirem a regra,
o quarto jogador forma o par automaticamente.

15. Os sapatos
Objetivo
Desenvolver a noção de seqüência.
Materiais
• Sapatos dos alunos.
Desenvolvimento
O professor propõe às crianças que façam uma roda e tirem os sapatos, colocando-os na sua
frente. Pegando os sapatos de algumas crianças, o professor forma um conjunto-padrão no centro da roda, repetindo-o, no mínimo, duas vezes. (Exemplo: 3 sapatos colocados de lado e 2 sapatos com a sola para cima). Em seguida, pede que as crianças continuem a sequência de sapatos obedecendo à mesma regra. A fila irá crescer até que todas as crianças tenham colocado todos os sapatos. Se o professor quiser mudar o padrão, poderá propor:
– Façam uma nova fila de sapatos, mudando o segredo (regra) da arrumação.
Para expressar o mesmo padrão, o professor poderá propor oseguinte:
– Vamos fazer com o corpo uma nova fila que tenha o mesmo segredo desta que acabamos de fazercom os sapatos?
Exemplo: crianças deitadas no chão na vertical, na horizontal ou de frente, de lado, de bruços.

16. Jogo das diferenças
Objetivo
Desenvolver as habilidades de comparar e discriminar.
Materiais
• Uma folha de papel sulfite; figuras geométricas dos blocos lógicos.
Desenvolvimento
Sobre uma folha de sulfite, dividida, em quatro partes, o professor coloca duas figuras geométricas que contenham uma diferença.
Por exemplo: um retângulo azul e um retângulo vermelho (uma diferença: cor). O professor coloca a terceira peça e desafia a criança a escolher a quarta peça, observando que entre ela e sua vizinha deverão existir as mesmas diferenças.
Observação: As peças deverão ser colocadas, inicialmente, com uma diferença, depois com duas, três e, por fim, com quatro diferenças entre elas: tamanho – cor – forma – espessura.

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