Oi pessoal obrigado pela visita ao meu blog, tem pouquinha coisa, porém espero que ajude. Não esqueçam de postar um comentário, pois ele será muito importante para o nosso crescimento. No lado esquerdo tem dicas de sites e atividades, é só clicar nas opções: artes, parlendas e etc. No final, também do lado esquerdo, tem a indicação de vários blogs com dicas super legais (é só clicar), vale a pena conferir.

Romero Brito

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MATEMÁTICA

As sugestões foram retiradas do Artigo: Educação Infantil, Jogos Matemáticos: Através do Lúdico, a criança resolve situações-problema, Maria José Brenda Sans e Renata Helena Domingues, texto na íntegra:
http://www.4shared.com/file/83161583/184cdb64/jogos20matematicos.html.

1. Brincadeiras com tecidos
Objetivo
Trabalhar noções de sequência, cor, classificação, figuras geométricas; noções de perto/longe, dentro/fora, em cima/embaixo, na frente/atrás.
Materiais
• Retalhos de tecidos coloridos,lisos.
Desenvolvimento
Cada participante deverá realizar as seguintes atividades:
- jogar uma tira de tecido para o alto, bater palma uma vez e, assim, sucessivamente, 2 vezes, 3, 4, ...;
- andar em círculo balançando as tiras;
- balançar as tiras de um lado para o outro (lado direito/esquerdo, para cima/para baixo, para frente/para trás etc.);
- formar grupos de acordo com a cor das tiras;
- formar um círculo com a cor amarela;
- formar um quadrado com a cor verde;
- formar um retângulo com a cor azul;
- formar um triângulo com a cor vermelha e assim por diante;
- emendar tiras, usando critérios de seqüência de cores.
Exemplo:
azul, verde, amarelo, vermelho; azul, verde, amarelo, vermelho...
- formar com as emendas, um círculo e realizar exercícios tais como, pular para dentro e para fora, afastar-se do círculo, aproximar-se sem entrar no círculo etc.
- soltar as tiras, cada participante devendo colocar uma na parte de trás da calça ou do vestido e, ao sinal convencionado, um terá que
pegar o rabinho do outro. Ganha quem pegar o maior número de rabos.

2. Comparando caixas
Objetivo
Desenvolver noções relacionadas a cores, tamanho e forma.
Materiais
• Caixas de tamanhos e formas variados.
Desenvolvimento
O professor propõe a exploração do material, fazendo perguntas como as que seguem.
– Qual a forma da caixa? Ou quais as formas das caixas?
– Qual a maior? E a menor?
– Qual a mais larga? E a mais estreita? E outras a seu critério.
Após, sugere às crianças:
- empilhar as caixas por tamanho, da menor para a maior e vice-versa; de acordo com quantidades (2, 3, 4,...) e pular por cima;
- pular sobre espaços diferenciados entre as caixas.

3. Descobrindo blocos lógicos
Objetivo
Desenvolver a acuidade visual, a percepção tátil e noções de cor, tamanho, textura, forma, espessura, quantidades, figuras geométricas.
Materiais
• Caixas de blocos lógicos.
Desenvolvimento
O professor espalha os blocos no chão, incentivando os alunos a pegarem cada peça, de acordo com as características determinadas.
Exemplo: um círculo azul pequeno, fino; um quadrado grande amarelo, grosso. Depois, solicita à criança que, com os olhos vendados, identifique uma peça dentre as espalhadas pela mesa.
Exemplo: – Pegue um círculo.

4. Usando barbante
Objetivo
Desenvolver noções de classificação, seriação, forma e tamanho.
Materiais
• Pedaços de barbante de vários tamanhos; folhas de papel sulfite; giz de cera colorido; cola.
Desenvolvimento
O professor entrega pedaços de barbante para cada um dos alunos, pedindo-lhes que comparem os tamanhos de seus barbantes. Em seguida, solicita que, com os barbantes, cada um forme círculos, colando-os um em cada folha.O s participantes deverão:
- pintar dentro de cada círculo formado pelo barbante com a cor que desejarem;
- juntar os círculos e seriar por tamanhos;
- classificar os círculos pelas cores;
- criar algo a partir de cada círculo.

5. Pescaria
Objetivo
Desenvolver noções de dentro/ fora, de cores, de classificação e quantidade.
Materiais
• Uma folha de papel pardo pintado com guache azul (o lago); dobraduras de peixinhos de diversas cores; canudinhos coloridos (de refrigerante).
Desenvolvimento
O professor chama quatro crianças por vez e cada uma deverá escolher a cor que quiser dos
peixinhos que irá pescar e receberá um canudinho da cor do peixinho. A seguir, as crianças sugarão os peixes como canudo para tirá-los do rio. Quem conseguir pescar primeiro a maior quantidade de peixinhos será o vencedor.

6. Adivinhe se puder
Objetivo
Desenvolver a percepção tátil e noções de grande/pequeno, grosso/fino, entre outras.
Materiais
• Uma caixa de papelão forrada; um lenço; materiais diversos, tais como borracha, caneta, tampa, giz de cera, apontador, chave e sucata, em geral.
Desenvolvimento
O professor coloca um objeto dentro da caixa e venda com o lenço os olhos de uma criança. A seguir, incentiva-a a pôr a mão no interior da caixa, pegar o objeto e descrever suas características, usando os sentidos (tato, audição, olfato, gosto). A criança, então, dirá o nome do objeto, mostrando-o aos colegas. Se acertar, fará seu desenho no quadro-de -giz.
O professor dá seqüência à atividade, repetindo o mesmo procedimento, com diferentes objetos, chamando, um por um, os alunos.

7. Números
Objetivo
Trabalhar noções de quantidade e noções matemáticas, em geral.
Materiais
• Cartazes com números de 2 a 9.
Desenvolvimento
O professor conduz as crianças a uma área livre, orientando-as a caminharem desordenadamente, batendo palmas. Num dado momento, o professor dá ordem de parar, apresentando um cartaz com um dos números e solicitando que os alunos se organizem em subgrupos, de acordo com o número indicado. Ao escutarem a ordem, os alunos formam rapidamente os subgrupos com o número solicitado, pondo as mãos sobre os ombros uns
dos outros, formando filas.
O professor dá as seguintes ordens:
- andar para frente; para trás; de lado;
- andar apoiado nos calcanhares; a passos largos; devagar; depressa; pisando forte; na ponta dos pés etc. Se houver o caso de um grupo não se formar de acordo com o número indicado pelo professor, constituirá um grupo diferente, procurando, então, entre os cartazes o número que os representa.

8. Jogando com números
Objetivos
Identificar os números e desenvolver a acuidade visual, a destreza, a coordenação motora ampla.
Materiais
• 10 folhas de cartolina colorida, cada uma com um número desenhado (0 a 9); um toca-fitas ou rádio.
Desenvolvimento
O professor espalha as folhas num espaço delimitado. Os alunos deverão pular, saltitar,
ao redor dos números, ao som de uma música.Quando o professor der a ordem e indicar um
determinado número – o 5, por exemplo – todos os alunos deverão parar ao redor ou sobre a folha com o respectivo número.
Variação: Essa atividade também pode ser feita com figuras geométricas, seguindo-se o mesmo procedimento.

9. Jogo de argolas
Objetivo
Desenvolver a coordenação visomotora e as noções de cores, mais/menos, classificação e correspondência.
Materiais
• Garrafas descartáveis cheias de areia, numeradas de 1 a 9, decoradas com papel crepom de cores diferentes; caixa com botões coloridos para contagem.
Desenvolvimento
O professor prepara as garrafas, colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes (de dois a seis alunos). Os demais alunos formam a torcida. Os participantes lançam a argola e, quando a acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Ganha o jogo nessa etapa quem conseguir maior número de pontos. Cada participante terá apenas uma chance para jogar e deverá retirar da caixa de contagem botões na cor e na quantidade correspondentes ao número contido na garrafa que acertou. Se não acertar, não conta pontos. O mesmo procedimento se repete com todos os alunos da classe.

2 comentários:

  1. MARAVILHOSO...
    SIMPLISMENTE ME FOI DE MUITA UTILIDADE...
    PARABÉNS PELO BLOG....
    ************FIQUE COM DEUS!!*****************

    ResponderExcluir